A origem do Unix terá ligação com o sistema operacional Multics, projectado na década de 60. O Multics foi desenvolvido por um grupo de programadores composto por Ken Thompson, Demis Ritchie, Douglas Mcllroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T (Bell Labs), da General Electric e do Massachussets Institute of Technology.
Tempos depois, a Bell Labs retirou-se do projecto mas Ken Thompson continuou os seus estudos no sistema. A sua ideia agora não era continuar no Multics original mas sim criar algo menor, porém conservando as ideias básicas do sistema. Este sistema, que usava linguagem assembly, foi chamado de Unics. Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs viria mais tarde a rebaptizar o Unics de Unix. Em 1969 Thompson concluiu o trabalho de criar todo o Unix usando a linguagem B, que contava com as funções básicas de editor de texto, assembler e interpretador de comandos.
Em 1973 Dennis Ritchie e Ken Thompson reescreveriam o Unix, usando linguagem C, para um computador PDP-11. A linguagem C havia sido desenvolvida por Ritchier com vista a superar as limitações da linguagem B desenvolvida por Thompson. O seu uso será, por conseguinte, considerado uma das principais razões para a rápida difusão do Unix.
Em 1975 foi lançada a versão V6, que foi a primeira versão do Unix amplamente disponível fora dos domínios da Bell Labs, especialmente em universidades, como a de Berkeley, que viria a comprar as fontes do Unix. Os seus alunos começaram a fazer modificações ao sistema. Este foi o início da popularidade e diversidade deste sistema operativo.
A partir de 1979, surgiriam as implementações comerciais do Unix para servidores - Sun OS, Xenix, HP/UX e AIX. Terá sido por causa da grande variedade de versões que terá surgido, então, em 1985 o padrão POSIX que viria a definir as características essenciais dos sistemas Unix e possibilitaria portar um programa de um Unix para os outros, através de compilação de códigos fonte em linguagem C.
Principais características do Unix:
-Ambiente para programadores;
-Interface de utilizador simples;
-Sistema de ficheiros hierárquico;
-Interface simples para sistemas consistentes com o formato de ficheiros;
-Sistema de multi-utilizadores e multi-processos;
-Arquitectura independente e transparente para utilizadores;
Fontes:


Sem comentários:
Enviar um comentário